Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Saúde Pública de Santa Catarina tem como objetivo divulgar informações relevantes na área de Saúde Pública, promovendo a integração de trabalhadores, discentes, docentes e pesquisadores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o intuito de propiciar acesso aos Artigos originais, Artigos de revisão, Relatos de experiências/Intervenção, propõe a troca de informações e o debate sobre as questões atuais e temas emergentes na áre de saúde pública. Entende-se por Saúde Pública "a dimensão histórica de intervenção do Estado na área social, de forma mais ampla e complexa do que a definida pelas diretrizes sanitárias oficiais" (MINAYO, 2007, p. 28).

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Artigos teóricos e técnicos abordando o conhecimento e as experiências sobre:

• Políticas e Gestão do trabalho no SUS;
• Atenção em/na saúde;
• Controle social;
• Vigilância em saúde;
• Políticas e humanização em/na saúde;
• Tecnologias aplicadas em/na Saúde;
• Intervenções em/na Saúde.

Os Artigos Originais configuram pesquisas que enfatizam a originalidade do estudo, dentre outros, descritos de forma compreensiva e completa, as quais o classificam nesta modalidade de artigo. O manuscrito é resultante de pesquisa, preferencialmente concluída, apresentando estudos inéditos e inovadores, considerando o estado da arte e/ou fundamentação metodológica diferenciada e singular no meio científico. Há destaque para a fundamentação teórico-metodológica e das técnicas de pesquisa aplicadas. Também, da discussão dos resultados e conclusões do trabalho, itens nos quais, os autores (as) confrontam de forma contextualizada o estado da arte e os dados coletados e tratados (pelas técnicas de pesquisa), apresentando as considerações e conclusões obtidas. Os Artigos Originais são realizados de maneira contextualizada, com objetividade e aporte teórico.

Na sua estrutura, o Artigo Original inclui: O Resumo que expõe breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, exibindo sucintamente, o Tema, os Objetivos, os Fundamentos Metodológicos, a Discussão e os Resultados, Conclusão de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo. A Introdução deve ser breve e, de forma clara, apresentar o Tema, os Objetivos (Geral e específicos) da vivência, a problemática e justificativa da pesquisa, expondo, brevemente, os fundamentos metodológicos empregados para realizar a pesquisa, incluindo a descrição do contexto de intervenção, das técnicas de pesquisa aplicadas e dos resultados observados, além das considerações tecidas a partir dos mesmos. O Referencial Teórico fornece o aporte teórico, contextualizando o Estado da Arte em relação ao Tema, com as devidas referências. Consiste em parte fundamental do texto, deve ser elaborado de forma concisa e clara, pois contém a exposição ordenada, detalhada e referenciada do assunto. Este deve ser apresentado com clareza e em congruência ao tema de pesquisa, pertinente à problemática formulada, bem como, aos seus objetivos. Os Fundamentos Metodológicos expõem (não somente, descrevem) o Método, a Natureza, a Profundidade e Amplitude da pesquisa, assim como, as técnicas de pesquisa utilizadas para coletar e tratar os dados, com as devidas referências e justificativas para a sua adoção. Além disso, expõem onde, quando e como foi realizada a pesquisa, além do contexto de aplicação das Técnicas de Pesquisa. Os procedimentos propostos devem ser adequados à proposta de pesquisa em função da problemática e dos objetivos almejados por esta. Será também importante a relevância e adequação das estratégias (Figuras, gráficos, esquemas, etc) utilizados na apresentação dos dados. A Discussão/ Resultados apresenta contextualização da pesquisa em função dos dados obtidos e tratados pelas técnicas de pesquisa, confrontadas àquelas obtidas no embasamento teórico/ estado da arte. Neste item serão apreciadas a clareza dos resultados e a síntese das conclusões mais relevantes. A interpretação que o autor ou autora realiza, na análise dos resultados obtidos, deverá ser adequada e coerente ao proposto inicialmente (objetivos e resposta à problemática). Os resultados devem ser relacionados em uma sequência lógica, enfatizando as questões inovadoras e, importantes do estudo, bem como, as conclusões emergentes destes, no item a seguir. Conclusões ou considerações finais a ponderação sobre o alcance dos objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, evidenciará as conclusões sobre a análise e discussão dos dados obtidos. As questões mais importantes, neste item, referem-se ao interesse e a relevância, nas quais são apresentadas as conclusões e os resultados da pesquisa para a prática profissional, e de que maneira podem ser aplicados em outras situações similares. Em concordância ao item anterior, a reflexão critica por parte dos autores (as) diante das limitações da intervenção e exposição de propostas alternativas enriquecerá a contribuição do relato de experiência para a comunidade científica, em geral.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Clínicos

Artigos teóricos e técnicos abordando o conhecimento e as experiências sobre: 

  • Políticas e Gestão do trabalho no SUS;
  • Atenção em/na saúde;
  • Controle social;
  • Vigilância em saúde;
  • Políticas e humanização em/na saúde;
  • Tecnologias aplicadas em/na Saúde;
  • Intervenções em/na Saúde.

Os Artigos de Ensaios Clínicos configuram pesquisas experimentais randomizadas na área da Saúde Pública, devendo apresentar consonância aos documentos emitidos pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC). Também, da ANVISA RDC nº 9 (2015), que “dispõe sobre o Regulamento para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil” e da Instrução Normativa nº 20 (2017) que “dispõe sobre procedimentos de inspeção em Boas Práticas Clínicas para ensaios clínicos com medicamentos”. Os Ensaios Clínicos são realizados de maneira contextualizada, com objetividade e aporte teórico.

Na sua estrutura, o Ensaios Clínico inclui: Resumo que expõe breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, exibindo sucintamente, o Tema, os Objetivos, os Fundamentos Metodológicos, a Discussão e os Resultados e Conclusão, de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo. Introdução breve e objetiva, discorrendo sobre o Tema, os Objetivos (Geral e específicos), a problemática e justificativa da pesquisa, expondo, brevemente, os fundamentos metodológicos empregados. Informa sobre a descrição do contexto de intervenção, das técnicas de pesquisa aplicadas e dos resultados observados, além das considerações tecidas a partir dos mesmos. Fundamentação Teórica com embasamento compatível ao tipo de artigo em questão, de modo congruente e claro ao assunto do ensaio clinico, pertinente à problemática formulada, a qual está na origem da experiência e dos objetivos desta. As revisões devem ser estruturadas e baseadas nas melhores evidências científicas existentes sobre o assunto, antes e depois de completar o estudo. Fundamentos Metodológicos / Discussão dos Resultados que expõem (não somente, descrevem) o Método, a Natureza, a Profundidade e Amplitude da pesquisa, assim como, as técnicas utilizadas para coletar e tratar os dados, com as devidas referências e justificativas para a sua adoção. Deve expor onde, quando e como ocorreu a pesquisa clinica, além do contexto de aplicação das Técnicas de Pesquisa apresentando:

  • Fator de risco, em doenças raras: estudo de casos e controles;
  • História natural de determinada doença ou de doenças decorrentes de uma determinada exposição: estudo prospectivo de coortes ou ainda evoluções clínicas de pacientes tratados clinicamente ou operados;
  • Conduta terapêutica clínica, cirúrgica, preventiva ou diagnóstica.
  • Resposta conclusiva sobre o efeito de determinadas condutas, tomando-se como base as melhores evidências disponíveis.
  • Local do estudo.
  • Critérios de inclusão e exclusão.
  • Definição de variáveis independentes e variáveis dependentes.
  • Cálculo do tamanho amostral baseado no número de casos que serão necessários para que se possa responder à pergunta do estudo, embasado em um cálculo e fórmulas dos intervalos de confiança.
  • Definição da proporção esperada dos desfechos no grupo controle e o nível de redução esperado na mesma proporção no grupo experimental; calcular o tamanho da amostra com a fórmula requerida para cada modelo de estudo. Descrever em detalhes como os dados serão colhidos.
  • Análise estatística, apresentando os dados alcançados para responder à problemática e, o cálculo do tamanho da amostra em relação às proporções de eventos no grupo tratado.
  • Relação das considerações éticas na condução do estudo, a reflexão critica por parte dos autores (as) diante das limitações da intervenção e exposição de propostas alternativas enriquecerá a contribuição do ensaio clinico para a comunidade científica, em geral.

Conclusões ou considerações finais exibe a ponderação sobre o alcance dos objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, evidenciará as conclusões sobre a análise e discussão dos dados obtidos. As questões mais importantes neste item referem-se as áreas de interesse e a relevância as quais se beneficiarão com os resultados da pesquisa: para a prática profissional, de que maneira podem ser aplicados em outras situações similares, por exemplo. Em concordância ao item anterior, a reflexão critica por parte dos autores (as) diante das limitações da intervenção e exposição de propostas alternativas enriquecerá a contribuição do relato de experiência para a comunidade científica, em geral.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiências/ Intervenção

Artigos teóricos e técnicos abordando o conhecimento e as experiências sobre: 

  • Políticas e Gestão do trabalho no SUS;
  • Atenção em/na saúde;
  • Controle social;
  • Vigilância em saúde;
  • Políticas e humanização em/na saúde;
  • Tecnologias aplicadas em/na Saúde;
  • Intervenções em/na Saúde.

O Relato de Experiência expõe a experiência ou experimento de intervenção que possa contribuir, de forma relevante (justificativas), para a construção do conhecimento sobre determinado assunto, trazendo as motivações ou desenho metodológico condizente para as ações desenvolvidas, bem como, as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. Consiste em um trabalho científico, deve manter a impessoalidade e seriedade (isto é, o não envolvimento emocional) que a academia requer.  Deve proporcionar, a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete, considerações significativas para a área de estudo, na qual se situa o Tema de Pesquisa, por parte do autor ou autora. Não se restringe na mera descrição da situação abordada, deve estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico/ metodológico. Deve contribuir para a construção e disseminação do conhecimento, ampliando o efeito da experiência relatada, potencializando-a como fonte de pesquisa e referencial para embasar outros estudos e vivências (que deve ser realizado no Item de Resultados).

Na sua estrutura, o Artigo de Relato de Experiência inclui o Resumo que expõe breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, exibindo sucintamente, o Tema, os Objetivos, os Fundamentos Metodológicos, a Discussão e os Resultados, Conclusão de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo. A Introdução deve ser breve e, de forma clara, apresentar o Tema, os Objetivos (Geral e específicos) da vivência, a problemática e justificativa da pesquisa, expondo, brevemente, os fundamentos metodológicos empregados para realizar tal experiência, incluindo a descrição do contexto de intervenção, das técnicas de pesquisa aplicadas e dos resultados observados, além das considerações tecidas a partir dos mesmos. O referencial Teórico fornece o embasamento para a experiência, contextualizando o Estado da Arte em relação ao Tema, com as devidas referências. Consiste em parte fundamental do texto, deve ser elaborado de forma concisa e clara, pois contém a exposição ordenada, detalhada e referenciada do assunto. Este deve ser apresentado com clareza e em congruência ao assunto da experiência, pertinente à problemática formulada, a qual está na origem da experiência e dos objetivos desta. Deve-se deixar em evidência a consideração, conhecimento e utilização de outros trabalhos de intervenção sobre o mesmo tipo de problemática ou com objetivos similares, referenciando-os, adequadamente. Por sua vez, os Fundamentos Metodológicos expõem (não somente, descrevem) o Método, a Natureza, a Profundidade e Amplitude da pesquisa, assim como, as técnicas de pesquisa utilizadas para coletar e tratar os dados, com as devidas referências e justificativas para a sua adoção. Além disso, expõem onde, quando e como ocorreu a experiência, além do contexto de aplicação das Técnicas de Pesquisa. Os procedimentos propostos devem ser adequados à experiência/ intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados por esta. Será também importante a relevância e adequação das estratégias (Figuras, gráficos, esquemas, etc) utilizados na apresentação dos dados. Por sua vez, a Discussão/ Resultados apresenta contextualização da experiência vivida em função das informações levantadas e tratadas pelas técnicas de pesquisa, confrontadas àquelas obtidas no embasamento teórico. Ressalta-se que, a relevância de um relato de experiência está na pertinência e importância dos problemas que nele se expõem, assim como o nível de generalização na aplicação dos procedimentos metodológicos e os resultados da intervenção em outras situações similares (expostos na Fundamentação Teórica), ou seja, serve como uma colaboração à práxis metodológica da área à qual pertence. Deve-se realizar uma interface entre a expectativa e o vivido, exposição do que foi observado e no que resultou a experiência: descobertas, facilidades, dificuldades e recomendações, etc, principalmente, realizando uma reflexão crítica sobre a experiência vivida versus teoria. Neste item serão apreciadas a clareza dos resultados e a síntese das conclusões mais relevantes. A interpretação que o autor ou autora realiza, na análise dos resultados obtidos, deverá ser adequada e coerente com o proposto inicialmente (objetivos e resposta à problemática). Nas Conclusões ou considerações finais a ponderação sobre o alcance dos objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, evidenciará as conclusões sobre a análise e discussão dos dados obtidos. As questões mais importantes neste item refere-se ao interesse e a relevância, nas quais são apresentadas as conclusões e os resultados da pesquisa para a prática profissional, e de que maneira podem ser aplicados em outras situações similares. Em concordância ao item anterior, a reflexão critica por parte dos autores (as) diante das limitações da intervenção e exposição de propostas alternativas enriquecerá a contribuição do relato de experiência para a comunidade científica, em geral.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Revisão Sistemática

Artigos teóricos e técnicos abordando o conhecimento e as experiências sobre: 

  • Políticas e Gestão do trabalho no SUS;
  • Atenção em/na saúde;
  • Controle social;
  • Vigilância em saúde;
  • Políticas e humanização em/na saúde;
  • Tecnologias aplicadas em/na Saúde;
  • Intervenções em/na Saúde.

O Artigo de Revisão possui o desígnio de levantar informações de fontes confiáveis selecionadas a partir de justificativas, as quais são organizadas, e analisadas criticamente, para expor as conclusões dos autores (as). Busca integrar o maior número de evidências consistentes para expor conclusões científicas, fundamentadas em base metodológica coerente. O  seu  resultado  não  deve ser uma  simples  relação  cronológica  ou  uma  exposição linear e descritiva de uma temática, pois o artigo de revisão deve se constituir em um trabalho reflexivo, crítico e compreensivo a respeito das evidências analisadas. O Artigo deve explicitar sua relevância (justificativas) para a construção do conhecimento sobre o Tema, o qual aborda, propondo o desenho metodológico condizente para as ações desenvolvidas. A meta-análise (estatística) pode, ou não, ser utilizada em para tratar os dados provenientes da revisão sistemática (reunião, avaliação crítica e sintética de resultados de estudos diversos), para apoiar as conclusões sobre os resultados dos estudos selecionados, que por sua vez, devem ter esta seleção, justificada.

Na sua estrutura, o Artigo de Revisão Sistemática apresenta:

O Resumo que, expõe breves e concretas informações sobre o objeto de pesquisa e, sucintamente: o Tema, os Objetivos, os Fundamentos Metodológicos, a Discussão e os Resultados, Conclusão de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo.

A Introdução fornece uma síntese do estudo, situando teoricamente a temática que será abordada, indicando a existência ou não de revisões anteriores que justifiquem a nova proposta de revisão. Como elemento importante deste item, deve ser apontada a problemática de pesquisa e as hipóteses, se for o caso. Ainda, de forma clara, apresentar o Tema, os Objetivos (Geral e específicos), as justificativas da pesquisa, expondo, brevemente, os fundamentos metodológicos empregados, incluindo, as técnicas de pesquisa aplicadas e os resultados observados, além das considerações tecidas a partir dos mesmos.

O referencial Teórico fornece o embasamento e contextualiza o Estado da Arte em relação ao Tema, de forma ordenada, detalhada e referenciada. Apresenta clareza e congruência ao assunto da Revisão sistemática, buscando contextualizar sobre as palavras chaves da problemática formulada.

Os Fundamentos Metodológicos expõem (não somente, descrevem) o Método, a Natureza, a Profundidade e Amplitude da pesquisa, assim como, as técnicas de pesquisa utilizadas para coletar e tratar os dados, com as devidas referências e justificativas para a sua adoção. Devem ser exibidas, de forma clara e lógica: a) escolha das bases de dados e as estratégias de busca; b) a exposição dos descritores para a seleção do material; c) o período da busca; d) critérios de inclusão e exclusão relacionados à extração dos dados dos artigos escolhidos; e)  avaliação dos artigos; f) síntese e interpretação dos dados.

Deve-se priorizar o uso de figuras para ilustrar todo o processo, considerando a aplicação das Técnicas de Pesquisa para levantar e tratar os dados. Os procedimentos propostos devem ser adequados à problemática e aos objetivos almejados pelo estudo.

A Discussão/ Resultados, expõe, coerentemente, a gama de resultados proveniente dos estudos analisados, considerando uma síntese narrativa e/ ou estatística. É importante expor as limitações da revisão, envolvendo a generalização ou não dos resultados, as considerações sobre outras sínteses em função dos resultados obtidos e possibilidade de encontrar outros resultados com o uso de outros descritores e/ou base de dados. Apresenta a contextualização das informações levantadas e tratadas pelas técnicas de pesquisa, confrontadas àquelas obtidas no embasamento teórico, realizando ponderações sobre a amostra final, frente aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. É relevante ponderar sobre as descobertas, as facilidades, as dificuldades e as recomendações, etc, principalmente, realizando uma reflexão crítica sobre os resultados obtidos, de modo adequado e coerente ao proposto pelos objetivos e resposta à problemática.

Conclusões ou considerações finais apresentam uma ponderação sobre o alcance dos objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, evidenciará as conclusões sobre a análise e discussão dos dados obtidos. As questões mais importantes neste item referem-se ao interesse e a relevância. Em concordância ao item anterior, a reflexão critica por parte dos autores (as) diante das limitações do estudo e exposição de sugestão de pesquisas futuras enriquecerá a contribuição desta comunidade científica, em geral.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais deverão ser submetidos à aprovação dos avaliadores e avaliadoras, atendendo aos seguintes eixos norteadores: Políticas e Gestão do trabalho no SUS; Atenção em/na saúde; Controle social; Vigilância em saúde; Política de humanização em saúde; Tecnologias aplicadas à Saúde; Intervenções em/na Saúde. Os artigos deverão ser submetidos por meio da plataforma da revista, cadastrando-se como autor e na sequência, deverá seguir os passos de submissão. O processo de avaliação envolve a avaliação de um ou dois especialistas "ad hoc" e dos membros da Equipe Editorial. Será usada a avaliação por pares as cegas. Os originais poderão ser: Aceitos integralmente; Revisões requeridas, Submeter a nova rodada, Rejeitar. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a questões gramaticais e ortográficas mínimas, e/ou de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial poderá fazê-las, respeitando o estilo do autor (es) ou autora (s). Nos demais casos, estes deverão reformular o manuscrito, conforme o solicitado pelos avaliadores e avaliadoras e/ ou a Comissão Editorial. A RSPSC não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que, estas são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Periodicidade

A Revista de Saúde Pública de Santa Catarina possui como forma de  comunicação científica, a publicação individualizada de artigos após aprovados e editados, sem esperar a composição de um novo número. Isto, tendo em vista a aceleração da publicação considerada como um dos aperfeiçoamentos-chave dos periódicos. No modelo de fluxo contínuo, uma vez que o artigo tenha sido aprovado para publicação, pode ser imediatamente disponibilizado no site da revista, não sendo necessário esperar o fechamento da edição. Esse processo confere agilidade para as publicações, organizando o trabalho do Editora-Gerente ao longo do ano.

 

Política de Acesso Livre

A Revista de Saúde Pública de Santa Catarina é um Periódico Cientifico de publicação contínua e acesso público. Os prazos para submissão dos artigos deverão ocorrer, no mínimo, até 30 antes da sua publicação.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...